Com 24 anos de atividade ininterruptos o Duo Palheta ao Piano formado pelo clarinetista Jairo Wilkens e pela pianista Clenice Ortigara é o único duo camerístico clarinete-piano em atividade no Brasil, conquistando primeiro prêmio em 15 concursos de música de câmara no Brasil e exterior como: Academia Nacional de Música (2001 e 2004), Artist Presentation Society Audition (EUA, 2008) e o III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos (2013). Participaram como artistas convidados nas convenções ClarinetFest 2008, ClarinetFest 2010 e ClarinetFest 2014, promovidos pela International Clarinet Association além de turnês na Alemanha, nos Estados Unidos e na França. Registraram em três CDs e um DVD físicos um acervo histórico da música de câmara brasileira realizando gravações inéditas com grande repercussão da crítica internacional “…their performances and interpretations are substantive and compelling, and they have accomplished a great service to Brazilian music” (The Clarinet, Vol. 42, nº 2, March 2015).
Discografia: Obras Brasileiras para Clarinete e Piano (2013), Viagem Infinita (2017), Música Brasileira para Clarinete e Piano CD/DVD (2019) disponíveis para streaming nas plataformas digitais.
Instagram: https://www.instagram.com/duo_palheta_ao_piano/
Youtube: https://www.youtube.com/c/duopalhetaaopiano/
LinkTree: https://linktr.ee/DuoPalhetaaoPiano
Jairo Wilkens é principal clarinete da Orquestra Sinfônica do Paraná e artista da fábrica francesa de clarinetes Buffet Crampon (https://www.buffet-crampon.com/en/artist/jairo-wilkens/). Atuou também como primeiro clarinete e requinta da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas de 2012 a 2017 e da Orquestra Sinfônica de Londrina de 2009 a 2011. Natural da cidade de Vigia (Pará) estudou no Conservatório Carlos Gomes (Belém-PA) com Oleg Andryeyev. Estudos de aperfeiçoamento musical com Howard Klug, Kenneth Grant, Luis Afonso Montanha e Sérgio Burgani. Masterclasses com Paquito D’Rivera, Walter Boeykens, Walter Seyfarth, Paul Meyer e Pascal Moraguès. Mestre em Práticas Interpretativas pela UFBA sob orientação do Prof. Doutor Pedro Robatto e Bacharel em Clarinete pela UNESPAR/Campus Curitiba I – Embap. Foi bolsista da entidade VITAE no programa Aperfeiçoamento em Música. Atuou como professor de Clarinete na UNESPAR/Campus Curitiba I – Embap além de ser regularmente convidado em festivais de música e projetos pelo país. Desde 2008 orienta jovens clarinetistas na Fundação Amazônica de Música em Belém (PA). Com mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de música de câmara e solista, dentre eles: “Melhor Instrumentista Erudito de 2001 categoria Sopros” um prêmio para os melhores da música no estado do Paraná; único clarinetista finalista do Prêmio Icatu-Hartford de Artes 2001; 1º prêmio nos seguintes Concursos: “I Concurso Jovens Solistas” (Londrina - Pr); “II Concurso Jovens Solistas Orquestra Sinfônica do Paraná (Curitiba); “I Concurso Jovens Solistas Maestro Eleazar de Carvalho - categoria Sopros” (São Paulo); “III Prêmio Nabor Pires Camargo” (Indaiatuba). Em 2016 Jairo lançou seu primeiro CD solo intitulado “Clarinete Solo Brasileiro” um registro inédito de obras de compositores eruditos brasileiros contemporâneos.
Clenice Ortigara é professora concursada na UNESPAR/Campus de Curitiba I – Embap desde 2010 obtendo a primeira colocação no concurso, ministra as disciplinas música de câmara vocal/instrumental e prática de repertório para os cursos de Graduação (Bacharelados) e Pós-Graduação em Música (Especialização). É a única pianista especializada em colaboração pianística atuante nas áreas da música de câmara vocal e instrumental em universidade pública de música na região sul do Brasil. Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Duplo Mestrado nas áreas de Piano, Colaboração Pianística, Música de Câmara e Ópera na University of Missouri, nos Estados Unidos. Natural de Cascavel (PR) iniciou seus estudos de piano em 1980 com sua mãe Ermínia Roldo Ortigara (in memoriam). Dentre professores aos quais auxiliaram sua formação musical estão Olga Kiun, Leilah Paiva, Janice Wenger. Masterclasses com Gilberto Tinetti, Fernando Lopes, Luis Henrique Senise, Michael Uhde, Sontraud Speidel, Fany Solter, Linda Bustani, Peter Frankl e Robert Spillman. Detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Destaque para o prêmio de Melhor pianista camerista e acompanhadora (“Achievement Award Outstanding Accomplishments and Dedicated Service in Accompanying – Dept. of Music”) da University of Missouri com a colocação de seu nome em uma placa exposta no hall de premiados da universidade. Atuou como pianista correpetidora, ensaiadora, cravista e organista do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba da Fundação Cultural de Curitiba com participação em concertos nas temporadas oficiais como pianista, cravista e organista efetiva da Camerata Antiqua de Curitiba de 2010 a abril de 2023. Têm sido regularmente convidada como professora de piano e colaboração pianística em vários festivais de música como as Oficinas de Música de Curitiba (23 edições), FEMUSC (3 edições) e Festivais de Música de Londrina (6 edições). Gravou o CD “Rodrigo Herrmann – Life and Works” com obras inéditas para piano e órgão do compositor Rodrigo Herrmann ( http://rodrigo.herrmann.mus.br ) além de participação como pianista colaboradora em outros 10 CDs comerciais. Ao longo de 13 anos de docência universitária vários alunos e alunas da sua classe de música de câmara foram agraciados com primeiras colocações em importantes competições de música de câmara no Brasil.
Nascido em Curitiba, formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Posteriormente, em Moscou, obteve o Doutorado no Instituto Gnessin. Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais no Brasil, Itália e França. Após os estudos, passou a viver em Stuttgart, onde trabalha como primeiro violinista co-spalla da Orquestra do Teatro de Stuttgart (Staatstheater Stuttgart). Paralelamente, atua como primeiro spalla da Orquestra do Festival de Ludwigsburg e também da Orquestra Sinfônica de Heilbronn. Atua também como Solista em várias Orquestras e em Concertos de Música de Câmara por diversas cidades da Europa
Masterclass: O Violino na Música de Câmara
Ementa: Prática de performance em conjunto com finalidades didáticas e artísticas, visando a execução e interpretação musicais de obras camerísticas específicas trazidas pelos participantes. Abordagem de estratégias de ensaio e efetividade no estudo das obras camerísticas.
Nasceu e iniciou seus estudos de violoncelo em Curitiba, concluindo o bacharelado em Música na Universidade Estadual de Campinas com o professor Antonio Del Claro. Foi premiada em diversos concursos nacionais antes de partir para a Suíça, onde continuou seus estudos na Musik-Akademie der Stadt Basel com o professor Ivan Monighetti e na Musikhochschule Luzern com o professor Marek Jerie, obtendo o diploma de concertista. Como camerista, recebeu o prêmio de melhor interpretação de música moderna no 18º Concurso Internacional Johannes Brahms na Áustria. Atuou em diversos concertos na Europa, Emirados Árabes, África do Sul, Japão e Estados Unidos. Vive atualmente na Alemanha, onde atua regularmente como concertista e exerce paralelamente uma intensa atividade pedagógica.
Masterclass: O Violoncelo na Música de Câmara
Ementa: Prática de performance em conjunto com finalidades didáticas e artísticas, visando a execução e interpretação musicais de obras camerísticas específicas trazidas pelos participantes. Abordagem de estratégias de ensaio e efetividade no estudo das obras camerísticas.
Edineia de Oliveira, mezzo-soprano, é mineira e estudou canto na UNESP (Universidade Estadual Paulista). Seus estudos iniciais foram com Neyde Thomas, Carmo Barbosa, Fernando Carvalhaes e Vânia Soares. Sua estreia como solista internacional foi no concerto “Cinco Continentes” nas Olimpíadas de Seoul (Coreia do Sul), sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca no coral Ars Nova, de quem recebeu forte influência em sua formação camerística e canto em conjunto coral. Ex-aluna de Peter Dauelsberg em Música de Câmara na UNESP, desenvolve desde então um vasto repertório de Lieder e Chanson, ponto de partida para o estudo particular desse repertório, o que influenciou diretamente sua qualidade na carreira como solista, criando um extenso repertório de música de câmara brasileira e internacional. Recebeu o importante prêmio Carlos Gomes de “Melhor Cantora do Ano”, além de vencer vários concursos de canto nacionais. Nos EUA, aprimorou-se com Mark Oswald (residente na Alemanha) e Claudia Friedlander. Cantou nas maiores salas de concerto e casas de ópera e teatros do Brasil e América Latina. Interpretou papéis como Éboli em Don Carlo (ARG), Carmen em Carmen (BRA), Amneris em Aida (ARG), Azucena em Il Trovatore (MEX), Serena em Porgy and Bess (BRA), Réquiem de Verdi (BRA, ARG, URU), Maddalena em Rigoletto (BRA), Adalgisa em Norma (BRA e ARG), Die Hexe em Hänsel und Gretel (BRA), Fidalma em Il Matrimonio Segreto de Cimarosa (BRA), entre outros, obtendo sucesso absoluto junto à crítica e público, que a apontaram como uma das vozes excepcionais dos tempos atuais.
Executou extenso repertório sob a batuta de maestros como Lorin Maazel, Eiji Oue, Ligia Amadio, Frederico Santi, Alessandro Sangiorgi, Gennady Rozhdestvensky, Isaac Karabtchevsky, Fabio Mechetti, Alastair Willis, Tullio Colacioppo, Guilherme Bernstein, Naomi Munakata e muitos outros. Na música sinfônica, seu repertório inclui obras como “Sinfonia nº 2”, “Sinfonia nº 3” e “Sinfonia nº 8” e “Lieder eines fahrenden Gesellen” de Mahler; “Matthäuspassion” e “Johannespassion” de Bach; “Messias” de Händel; “Petit Messe Solennelle” de Rossini; “Missa Criolla” de A. Ramírez; “Lobgesang” de Mendelssohn; “Requiem”, “Krönungsmesse”, “Missa in Tempore Belli” e “Grande Missa em Dó Menor” de Mozart, entre tantas outras, sempre requisitada pelo refinamento na prática da música de concerto e de câmara. No tríptico de Puccini, interpretou “Suor Angelica” (Zia Principessa), “Il Tabarro” (La Frugola) e “Gianni Schicchi” (Zita); em “The Rape of Lucretia” de Britten; “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; Dalila em “Samson et Dalila” de Saint-Saëns; “Dido e Eneas” de Purcell; “Violanta” de Korngold; “Pedro Malazarte” de Guarnieri; “Bug Jargal” de Malcher; e “Balada para Matraga” de R. Herrera, estão entre suas últimas participações em montagens nas casas de ópera no Brasil. Gravou junto ao grupo "Brasilessência" três CDs de Música Colonial Brasileira. É criadora e idealizadora do curso online de canto lírico "Respire e Cante"; co-fundadora e professora do curso "Voz e Corpo"; co-fundadora e professora do projeto "Opera 45"; co-fundadora e professora do projeto “Opera Viva”; e co-fundadora e solista do projeto “Negro na Ópera”.
Masterclass: A Voz na Música de Câmara
Ementa: Prática de performance em conjunto com finalidades didáticas e artísticas, visando a execução e interpretação musicais de obras camerísticas específicas trazidas pelos participantes. Abordagem de estratégias de ensaio e efetividade no estudo das obras camerísticas.
Lúcia Barrenechea é pianista e professora titular de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde também coordena o PROEMUS - Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais. Realizou seu bacharelado em piano na Universidade Federal de Goiás, mestrado na Universidade de Boston (EUA) e doutorado na Universidade de Iowa (EUA). Atuando intensamente como solista, Lúcia Barrenechea apresenta-se regularmente em recitais por várias cidades brasileiras. Também atuou como solista em concertos com várias orquestras brasileiras. Reconhecida como notável pianista camerista, tem se apresentado com grandes nomes do cenário nacional e internacional, em turnês no país e no exterior. Tem sido frequentemente convidada para atuar como professora nos mais diversos festivais de música do país. Com seu marido, o flautista Sérgio Barrenechea, forma desde 1989 o Duo Barrenechea, com quem gravou a integral de obras para flauta e piano de Francisco Mignone, um álbum de música francesa para flauta e piano, e o álbum Brasileiríssimo, com obras de compositores brasileiros. Ela também gravou dois álbuns de obras brasileiras para piano solo, Saracoteio e Para Piano, e outro com trios para violino, violoncelo e piano com a violinista Mariana Salles e o violoncelista Marcelo Salles. Em 2013, lançou, em parceria com o violoncelista Hugo Pilger, o CD/DVD “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano” e, em 2017, na forma de CD duplo, o segundo volume desse projeto, que completa a gravação da obra integral para violoncelo e piano deste ilustre compositor brasileiro.
Masterclass: O Piano na Música de Câmara
Ementa: Discussão e reflexão sobre a prática musical em conjunto, para grupos de formações instrumentais e vocais diversos, visando a conscientização e a visão crítica do domínio das competências do músico camerista. Análise de estratégias de estudo e ensaio, formação de repertório e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Érico Fonseca é um influente trompetista brasileiro, com experiência internacional como intérprete e educador. Desde 2008, é trompetista principal associado da Filarmônica de Minas Gerais e, desde 2012, professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Entusiasta do ensino a distância, abarca em seu curso online para trompetistas alunos de várias regiões brasileiras. Desde 2022, é doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua carreira o levou a excursionar pela Suíça, França, Itália, Grécia, Egito, Turquia, Holanda, Alemanha, Áustria, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Portugal. Em 2000, foi escolhido pelo pianista e regente Ricardo Castro como ganhador de uma bolsa de estudos na Haute École de Musique de Lausanne (Campus Fribourg, Suíça), na classe de Jean-François Michel. Na Suíça, obteve graduação em Pedagogia Musical em 2003 e Mestrado em Práticas Interpretativas em 2005, ambos diplomas com as mais altas distinções.
Realizou master-classes com Adolph Herseth, Markus Stockhausen, Peter Masseurs, Reinhold Friedrich, Maurice André, Håkan Hardenberger e Urban Agnas. Durante as temporadas de 2001 a 2003, foi academista na Sinfonie Orchester Biel Solothurn e na Berner Symphonieorchester, ambas na Suíça. De 2005 a 2007, foi academista da Orquestra da Ópera de Zurique (Philharmonia Zurich). Trabalhou com regentes de notoriedade internacional como Carlos Kalmar, Dmitri Kitayenko, Franz Welser-Möst, Nello Santi, Marc Minkowski, Philippe Jordan, Alan Gilbert, Ádám Fischer, Vladimir Fedoseyev, Marco Armiliato, Christoph Eschenbach, Christoph von Dohnányi, Bernard Haitink, Carl St. Clair, Carlos Miguel Prieto, Conrad van Alphen, Thomas Sanderling e outros.
Como solista, tocou com a Prague Chamber Orchestra, Aargauer Symphonie Orchester, Orchestre d’Harmonie de Fribourg, Orchestre d’Harmonie La Concordia, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Gramado, Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e outros. Em 2001, foi 2° colocado no Concurso Jeunesses Musicales na Chaux-de-Fonds (Suíça). Em 2003, obteve o 1° lugar no concurso da Yamaha Foundation for Europe e, em 2004, foi finalista do Yamaha Trumpet Contest em Berlim. De 2001 a 2005, foi professor de iniciação musical e metais em várias escolas suíças.
Palestra: Brasil e Suíça - Compositores e obras para trompete e piano de caráter didático
Ementa: prática de música camerística com enfoque pedagógico. Organização de repertório em seus respectivos níveis de aprendizagem. Influências, aspectos composicionais, didáticos e técnicos em obras para trompete e piano de Jean-François Michel e Gilson Santos.
Formada em Gastronomia em 2006, pela Unopar, passou a trabalhar na administração do restaurante da família, onde já trabalhava desde a adolescência, conhecendo todos os setores da empresa. Em 2009 foi convidada por uma academia de ópera em Henfenfeld, na Alemanha, para estudar e aperfeiçoar sua voz. De lá voltou para Londrina e passou a promover jantares com concertos. Cantou em vários concertos pelo Brasil e Alemanha, onde morou de 2017 a 2019 e desde então, sua paixão pela música e pela cultura a move para trabalhar em prol da música clássica e da ópera no Brasil, promovendo concertos e cursos de canto. Desde 2017 Gisela vem trabalhando com a ópera em Londrina, junto com Edineia Oliveira, promovendo cursos para cantores e concertos, para revitalizar e dar força à essa arte no Brasil, e foi assim que veio a ideia de criar o “Ópera Viva”, um projeto ousado, que visa aproximar o público dessa arte, transformando vidas.
Workshop: Autoconfiança e liberdade na performance
Ementa: Músicos sofrem constantemente com a auto cobrança e se colocam em prova a cada performance e a cada novo desafio, mas como fazer música com a liberdade necessária, para que ela seja rica e alcance seu objetivo como arte? Como alcançar esse equilíbrio? Nesse workshop faremos algumas atividades e entenderemos um pouco mais sobre como a mente funciona, para então podermos estar em performance mais inteiros e nos libertar cada vez mais dos medos e inseguranças que tanto atrapalham nesses momentos.